sexta-feira, julho 27, 2007

PARA AS MINHAS AMIGAS-IRMÃS

O texto abaixo foi publicado anteriormente em outro Blog, agora desativado. Volto a publicá-lo em homenagem às minhas amigas-irmãs queridas sem as quais eu sei que nâo seria a pessoa que sou hoje, mais amada, mais feliz e mais livre do que antes de receber o imenso carinho que elas me dedicam. O texto foi originalmente inspirado na amizade com a minha comadre-irmã-amiga Ana Lúcia Trevisan, mas a semente que o inspirou, frutificou e gerou muitas outras sementes, que encheram de flores a minha vida. Minhas amigas, vocês são flores e com vocês minha vida é sempre um jardim!


Simpatia

(do grego "sentir com")

Há dias em que o mundo faz tanta solidão, e o ar destila prantos inaudíveis, lágrimas invisíveis, de uma alma perdida em outra dimensão. Que língua é essa em que me fala o coração? Que tradutor me dará a imagem desta aflição fantasmal? Uma amiga. Levando pela mão a criança desta angústia sem rosto, lhe fará sentar à sombra para contar-lhe histórias, descrevendo com sua boca e seu viver as paisagens de rios incógnitos de um ser: episódios emocionantes e suas cores comoventes, seus contornos dissimulados, sua música de súbito finale triste que fica pairando no ar. E ao terminar o conto, soltando-lhe a mão, a criança de mim reconhece o entorno de mim mesma e sinto da amiga a mão recolher-me as águas à foz e fazê-las precipitar sonoramente pelo rosto, encher de notas o silêncio. Formam-se lagos e nos vemos, e velamos essa dor. Nossas imagens escoam pouco a pouco para debaixo da terra, onde nos confundimos na escuridão. Buscamos luz e saídas, e nos vemos de pronto verdes à superfície, a idear as alturas da alegria feliz da compaixão, e florescer e cantar e ter sempre a tua mão, porque existir sozinha é sem paixão, e eu não sei nem chorar.


Tanque de ninféias, Monet

2 comentários:

Anônimo disse...

Lindo!
Fiquei comovida, principalmente por fazer parte deste grupo tão significativo...
Muito obrigada! Bj
Silvia Elaine.

Anônimo disse...

Puxa, Cris! Você realmente é uma pessoa fantástica e iluminada. Como pode alguém um tanto quanto distante (do outro lado do oceano), conseguir ser tão presente ao mesmo tempo? Você tem feito parte da minha vida, através dos seus ricos textos e pode ter certeza...Eles falam comigo...conseguem exprimir realmente tudo aquilo que eu estou sentindo, porém não consigo expressar...Você não permite que eu exista sozinha com sua mão e palavras amigas...
Parabéns e obrigada!
Beijos,
Sir.